quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OS PORTUGUESES E AS LEGISLATIVAS


Os portugueses andam entusiasmados com as eleições legislativas.

Estão a ser ultimados os preparativos para uma semana de arromba. Vários acontecimentos estão a ser preparados um pouco por todo o país, com o rigor e capacidade de organização sem falhas por que são conhecidos os portugueses por esse mundo fora.

Muitos serão os eventos com presenças já confirmadas de Madonna, - no gimnodesportivo da Amareleja; os Tokyo Hotel na casa do povo de Penso, Ivette Sangalo e Daniela Mercury resolveram fazer tréguas dada a natureza do evento e fazer um concerto juntas, no largo do mercado de Aguiar da beira.

Outros eventos mais elitistas irão multiplicar-se um pouco por todo o pais dado haver uma união entre todos os portugueses, sem classes sociais, crenças religiosas ou tendências sexuais. Destacam-se, entre outros a actuação da banda filarmónica de Pyongyang - Coreia do norte, a ter lugar em Riodades, durante as festas em honra de nossa senhora da alegria, tendo já os norte coreanos demonstrado a sua excitação em participar na mundialmente conhecida volta ao povo. A comissão de festas já referiu, em comunicado que teve todo o prazer em aliar as comemorações já centenárias a um evento de tal natureza dado ser essa a vontade do povo.

Também se destaca um recital de poesia erótica, a ter lugar no adro da igreja matriz do Mogadouro, organizado pelo grupo de catequistas daquela paroquia, com escritores de nomeada como Gabriel Garcia Marquez, Paulo Coelho, Isabel Alhende, Padre Melicias e o Tino de Râs.

É também presença já confirmada em Tunes no bar RetroAgrado, o kiltclub de Glasgow, organizado pela OpusGay, que efectuará um show cultura único, com os seus famosos saiotes.

Muitas outras iniciativas poderiam ser destacadas.

Salienta-se a mobilização dos portugueses para tal evento com uma taxa de participação prevista na ordem dos 99 %. A tia Marquinhas e o tio Augusto ainda não confirmaram a sua ida as urnas, como voto de protesto pela falta de resposta do primeiro ministro sobre uma carta enviada já há duas semanas queixando-se do autoclismo e que ainda não obtiveram resposta.

Tal participação maciça do povo, tem feito furor por esse mundo, tendo alguns países mandado observadores ao processo eleitoral português, como é o caso do zimbabwe e de myamar.

O presidente Robert Mogabe referiu-se ao assunto, quando interpelado por uma jornalista durante uma inauguração de um lar de idosos na cidade de Bulawayo dizendo “o povo português é um exemplo para o mundo inteiro. Todos os países africanos deveriam por os olhos no que se passa em tão extraordinário país. Nós da nossa parte iremos tentar tirar o mais possível de informações para que consigamos uma amizade fraterna entre os shonase os ndebeles”. Da nossa parte ficamos agradecidos por tão elogiosas palavras oriundas de um Ícone da liberdade e democracia.

Todo este clima de euforia é devido ao reconhecimento do povo para com os seus políticos - independentemente das suas cores partidárias. Um sinal de agradecimento à classe política pelo sua dedicação, honestidade e de empenho na causa pública.

Apesar de toda esta participação, segunda uma sondagem publicada no jornal a voz de Alvaiázere, demonstrava que a quase totalidade da população não considera relevante o resultado do escrutínio, considerando que, seja qual for o vencedor, ela irá estar à altura das responsabilidades.

Da nossa parte, esperamos que tal assim aconteça e o nosso muito bem haja ao nossos políticos por tornarem Portugal no exemplo mundial de … seja do que for!

Sem comentários:

Enviar um comentário